7th ECTOH - Conference on Tabacco or Health

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar esteve presente na Sessão de Abertura do “7th ECTOH - Conference on Tabacco or Health” que teve lugar no Porto, no Sheraton Porto Hotel, nos dias 22 a 25 de Março de 2017.

A APDH foi representada pelo Vogal da Direção, Dr. António Santos, que proporcionou um breve resumo das intervenções nesta Sessão.

O “7th ECTOH - Conference on Tabacco or Health” teve início com uma intervenção do Professor Geoffrey Fong que enfatizou a mensagem de que a única maneira viável para se combater uma ameaça tão grande, como é o tabaco, é através da implementação de intervenções a nível populacional.

Na intervenção seguinte, a cargo do Professor Luk Joossens, foi apresentada a Escala de Controlo do Tabaco de 2016, um Relatório Europeu que reflete o ranking de implementação das políticas de controlo do tabagismo em 35 países e, referido que 9 países adoptaram a proibição de tabaco no automóvel para proteger as crianças e os jovens. Na última aplicação desta escala, Portugal ficou pontuado em 50/100, subindo para 15ª posição, a partir da anterior 24ª posição.

O Relatório encontra-se disponível para consulta pública em: http://www.europeancancerleagues.org/images/ECToH/TCS_2016_in_Europe-COMPLETE_LoRes_1.pdf

Em seguida, o Dr. Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro deu as boas vindas aos congressistas e agradeceu a presenças das ilustres figuras, para referir depois o importante papel das Ligas Contra o Cancro, agregadas na Associação Europeia de Ligas do Cancro, onde a sociedade civil se organiza para financiar investigação em cancro, fazer educação para saúde, especialmente em cancro e disponibilizar tecnologia de apoio à pessoa com cancro.

O Comissário Europeu para a Saúde, Dr. Vytenis Andriukaitis, destacou nesta sequência que fumar não é uma escolha derivada do livre arbítrio, mas antes uma muitas vezes inevitável dependência orgânica a que se associam as poderosas indústrias do tabaco e do marketing, difíceis de regular.

O Ministro da Saúde de Portugal, Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes interveio de seguida e realçou que o tabaco é um problema de saúde prioritário e apontou-o como um dos maiores flagelos que atingiu a saúde pública desde o início do século passado.

A sessão foi encerrada por Sua Alteza Real a Rainha de Espanha, Letizia Ortiz que agradeceu o convite à Liga Portuguesa Contra o Cancro para estar aqui, na qualidade de Presidente Honorária da Associação Espanhola Contra o Cancro, e quis sublinhar que qualquer quantidade de tabaco é nociva e que apenas é seguro não fumar.

 

Sessão de Abertura – 12:00-13:30

Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Portugal Republic

Letizia Ortiz - Queen of Spain

Vytenis Andriukaitis - EU Commissioner for Health

Adalberto Campos Fernandes - Portugal Minister of Health

Vítor Veloso - President of Portuguese Cancer League

Sakari Karjalainen - President of Asociation of European Cancer Leagues

Luk Joossens - Tobacco Control Officer - Association of European Cancer Leagues

Geoffrey Fong - Professor of Psychology and of Public Health and Health Systems at University of Waterloo