Anúncio dos Vencedores do Prémio APIFARMA/Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde 2018

No dia 07 de abril, dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, a 2.ª edição do “Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas – Jornalismo em Saúde” distinguiu os melhores trabalhos jornalísticos nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Universitário Revelação. 

  • Rui Peres Jorge e Bruno Simões, jornalistas do Jornal de Negócios, pelo trabalho “Raio-X ao Serviço Nacional de Saúde”, são premiados na categoria de Imprensa
  • Bárbara Baldaia, jornalista da TSF, pelo trabalho “Um dia de Cada Vez”, é premiada na categoria de Rádio. 
  • Paula Martinho da Silva, jornalista da RTP, pelo trabalho “A minha vida é a tua”, é premiada na categoria de Televisão. A imagem é de David Araújo e a Edição de Dores Queirós.
  • Marta Ferreira, Afonso Alexandre, Ana Rita Matos e Joana Fidalgo Figueiredo, licenciados pela ESCS, pelo trabalho “Vida sem Limites”, são premiados com a distinção Universitário Revelação
  • O Grande Prémio Apifarma/ Clube de Jornalistas, eleito pelo júri entre os vencedores das quatro categorias referenciadas, foi atribuído a Bárbara Baldaia, jornalista da TSF, que nos termos do regulamento, acumula esta distinção com o prémio de Rádio.

Na segunda edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas foram submetidas a análise do Júri 32 trabalhos jornalísticos. No dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde, João Almeida Lopes assinala “o aumento do número de candidaturas recebidas, mais 9 trabalhos, face à primeira edição do prémio, o que atesta o sucesso da iniciativa”. O presidente da APIFARMA reitera a importância da Comunicação Social na descodificação da informação em Saúde e que, por isso, espera “que o Prémio continue a contribuir para elevar a qualidade do trabalho jornalístico nesta área”. Mário Zambujal afirmou que “saber não basta, é fundamental saber comunicar o saber e que o intuito destes Prémios foi juntar os dois conhecimentos”. O presidente do Clube de Jornalistas considera que este objectivo “resultou num conjunto de trabalhos de elevado mérito.” 

Constituição do Júri da 2.ª edição do Prémio APIFARMA/ Clube de Jornalistas: 

  • Cesário Borga, jornalista, Clube de Jornalistas
  • Carlos Lobato, jornalista, Casa de Imprensa 
  • António Santos, enfermeiro, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar
  • Jorge Penedo, médico, personalidade de mérito na Saúde 
  • António Borga, jornalista, personalidade de mérito no Jornalismo

O júri decidiu não atribuir o prémio na categoria de “Jornalismo Digital” por considerar que os trabalhos apresentados não atingem níveis de qualidade merecedores de distinção. A data e local da cerimónia de entrega de prémios serão anunciados brevemente.

Fonte: http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2018/04/PremioJornalismoSaude180406.pdf

A APDH agradece todas as submissões e apresenta as felicitações aos profissionais distinguidos.