MARIA JÚLIA MATOS

Autora
Maria Júlia Matos
34Maria Júlia MatosP.png
Nota Curricular

Maria Júlia Matos Anastácio, nascida no dia 24/01/55, no Concelho de Odemira, tendo exercido toda a sua actividade profissional como Enfermeira na área dos Cuidados de Saúde Primários, encontrando-se reformada desde 1/2/2014.É detentora do titulo académico de licenciatura em estudos superiores especializados em Enfermagem de saúde comunitária.
 A enfermagem surgiu por motivação individual, associada ao facto de lhe ter sido atribuída uma bolsa de estudo, na sequência da realização de um curso básico de Saúde Publica, a qual lhe permitiu frequentar o Curso Geral de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Artur Ravara em Lisboa (no período de 1977 a 1980).
Iniciou a actividade profissional, na área da prestação de cuidados, no Centro de saúde de Ourique, entre 1980 a 1983 e no Centro de Saúde da Costa da Caparica de 1983 a 1989.
No período de 1989 a 1990, frequentou a Especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária, tendo exercido funções de Especialista no Centro de Saúde da Cova da Piedade no período de 1991 a 1994;
No ano de 1994, por convite da Directora do Centro de Saúde do Seixal, Dra. Mariana Dupont, integrou a direcção do mesmo como Vogal de Enfermagem até 2004. Face ao processo de reagrupamento ocorrido ao nível dos Centros de Saúde, integrou também como Vogal de Enfermagem a direcção dos Centros de Saúde de Amora e Seixal no período de 2001 a 2004.
 Em 1996, por concurso, adquiriu a categoria profissional de Enfermeira Chefe, a qual exerceu até á data da aposentação 1/2/2014, tendo chefiado varias equipas de enfermagem integradas nos Centros de Saúde do Seixal, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Seixal Sesimbra e no ACES Almada Seixal.
 Integrou a Equipa Coordenadora Local Seixal/Sesimbra da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados de 2009 a outubro de 2010. Inerente ao processo de reconfiguração dos ACES, com a criação das diferentes Unidades Funcionais, dinamizou uma equipa que apresentou a candidatura espontânea para a constituição da Unidade Cuidados na Comunidade do Seixal. Tendo sido a candidatura aceite, esta unidade foi implementada em Outubro de 2010, tendo assumido a sua coordenação, a qual desempenhou até á data da aposentação.
 Integrou o grupo de Apoio ao Acompanhamento na área dos Cuidados de Saúde Primários da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, no mandato de 2012-2015 e foi membro colaborador da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) e Centro de investigação e tecnologias de serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CINTESIS), ao abrigo do protocolo celebrado entre esta instituição e a UNIESEP no período de 2011 a 2015, no âmbito do projecto ”Modelo Dinâmico de Avaliação Familiar e intervenção familiar transformativa em cuidados de Saúde Primários.
Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, destaca-se a atribuição de uma medalha de bons serviços Municipais, no dia 6 de novembro de 2014, integrado na Sessão Solene Comemorativa dos 178º Aniversário do Concelho do Seixal, na qual foi feito um agradecimento público pelo seu contributo para colocar o concelho do Seixal num dos mais elevados patamares de qualidade de vida da população.
De igual modo, foi-lhe atribuída, em momento solene, uma nota de reconhecimento por parte do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros e Presidente da Secção Regional do Sul no mandato de 2012-2015, onde foi apontada como uma referência para a enfermagem, pela relevância do trabalho desenvolvido. Esta distinção representou para a profissional uma honra visto tratar-se do órgão máximo que tutela a profissão de enfermagem.

Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04