SUZETE TRANQUADA

Autora
Suzete Tranquada
38Suzete Tranquada (2)P.png
Nota Curricular

Eu, Maria Suzete Lucas Brandão Tranquada tenho 70 anos e fui, com muito gosto e empenho, funcionária no Ministério da Saúde durante 37 anos. Tive a sorte de trabalhar com pessoas que me ensinaram muito e me fizeram progredir como pessoa e como profissional. Gostei muito de tudo o que fiz e das equipes e grupos de trabalho a que pertenci. Por isso me procurei envolver, empenhar e dar, às vezes até de forma apaixonada, a este Ministério e ao SNS tudo quanto me foi possível.
 Não posso esquecer de referir dois nomes, infelizmente já não estão entre nós, que têm alguma responsabilidade na pessoa e na profissional em que me transformei e que foram o Dr. Augusto Mantas e o Dr. João Urbano.

Súmula Curricular e Progressão na Carreira
1. Terminei com Distinção o Curso Complementar dos Liceus em Julho de 1966,  realizado no Liceu Rainha D. Leonor.
2. Em Outubro de 1966 ingressei no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras onde terminei a licenciatura em Finanças em Julho de 1971.
3.Frequentei múltiplas acções de formação em Portugal e no estrangeiro, dos mais diversos tipos, ainda que todas relacionadas com as várias actividades que exercí no Ministério da Saúde, onde  havia ingressado em Agosto de 1973. Realizei em co-autoria vários trabalhos de investigação/apresentação e nalgumas fiz mesmo a respectiva apresentação oral. 
4.Relativamente aos cargos desempenhados durante toda a minha vida profissional no Ministério da Saúde saliento:
a) Na Direcção Geral dos Hospitais de 1973 a 1978 ingressei na base da carreira de técnico superior conseguindo em 1978 posicionar-se no lugar de Técnica superior de 1ª classe.
b) No Departamento de Gestão Financeira fui durante cerca de seis anos(de 1981 a 1987) chefe de divisão e depois também cerca de outros seis(1987 a 1993) directora de serviço.
c) No Instituto de Gestão Informática e Financeira fui desde o seu início(1993)directora de serviço e a partir de Maio de 1995 Vogal do Conselho de Administração onde me mantive até 2002 ( apenas com uma interrupção de cerca de 10 meses). Em 1999 recebi um louvor do Secretário de Estado da Saúde pelos serviços prestados no desempenho destas funções.
d)Em Julho de 2002 regressei ao lugar na carreira de técnica superior– assessora principal – já na Administração Central dos Sistemas de Saúde onde permaneci até me reformar em 1 de Março de 2010.

Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04