ISABEL SARAIVA

Autora
Isabel Saraiva
22Isabel SaraivaP.png
Nota Curricular

Isabel Saraiva nasceu em Portugal em 1949.

É licenciada em Economia pelo ISCEF – Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atual ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa). É detentora de diversas pós-graduações: Association Management (University of Delaware, Wilmington, DE, USA), Business Administration (AESE Business School, Lisboa), Economia Social e Solidária (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).

Foi Gerente e Administradora de empresas do setor da Indústria Farmacêutica, Diretora-Geral da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa e, de 1987 a 2007, exerceu o cargo de Diretora Executiva da Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. No âmbito destas últimas funções foi a representante tanto a nível nacional como europeu em diversas instituições com interferência na Indústria Farmacêutica. Em Portugal esse relacionamento consubstanciou-se, principalmente, com a Assembleia da República e com os Ministérios da Saúde, da Indústria, da Economia e da Educação. Internacionalmente, o relacionamento mais intenso foi com o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia, a EFPIA – European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (Bruxelas), a AESGP – Association of the European Self-Medication Industry (Bruxelas), a IFPMA – International Federation of Pharmaceutical Manufactures and Associations (Genebra) e a OMS – Organização Mundial de Saúde (Genebra).

Reformou-se em 2016, mantendo, contudo, intensa atividade em regime Pro Bono.
Foi membro da Direção da EFA – European Federation of Allergies and Airways Diseases (Bruxelas), onde integrou o COPD [Chronic Obstructive Pulmonary Disease]working group. Foi, também, perito da EMA –European Medicines Agency (Londres).

É Vice-Presidente da Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica] e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, tendo a seu cargo os pelouros da informação, da imprensa, das relações institucionais e da representação internacional.

Em setembro de 2017 foi eleita Chair da ELF – European Lung Foundation (sede: Sheffield, UK), funções que cumprirá até Setembro de 2020.

Fez parte da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, criada pelo Despacho nº. 1222-A/2018, de 31 de janeiro de 2018, do Ministro da Saúde. (Diário da República, 2ª S., nº. 24, de 2.fev.2018).
É uma frequente oradora convidada em reuniões nacionais e internacionais sobre assuntos relacionados com a Indústria Farmacêutica, o Sistema de Saúde, as Associações de Doentes, as Doenças Respiratórias Crónicas, entre outros.

Acredita que o SNS – Serviço Nacional de Saúde é, em Portugal, o instrumento que garante a todos o direito à proteção da Saúde.

Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04