BRIGADEIRO-GENERAL REGINA MARIA DE JESUS RAMOS MATEUS

  • Início
  • Brigadeiro-General Regina Maria de Jesus Ramos Mateus
Comentadora
Brigadeiro-General Regina Maria de Jesus Ramos Mateus
Brigadeiro-GeneralRM.png
Nota Curricular

Brigadeiro-General Médica da Força Aérea Portuguesa. Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique. Frequentou os estudos primários em Moçambique, na Rodésia e na Figueira da Foz, cidade onde frequentou, e concluiu, os estudos secundários. É licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, frequentou o Internato Geral nos Hospitais da Universidade de Coimbra e, entre janeiro de 1996 e dezembro de 2001, o Internato Médico Complementar no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, tendo obtido o grau de Assistente em Cirurgia Geral em 27 de fevereiro de 2002. Integra o Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos desde 2002. Possui a Competência em Medicina Aeronáutica pela Ordem dos Médicos. No âmbito da sua carreira militar concorreu, em 1993, à Academia da Força Aérea, tendo frequentado o Estágio Técnico Militar na mesma Academia e ingressado no Quadro Permanente em 11 de dezembro do mesmo ano. Ao longo da sua carreia frequentou múltiplos cursos de qualificação, nacionais e internacionais, no âmbito da sua Especialidade Médica (Cirurgia Geral) e enquanto Médica Militar. Participou em múltiplas missões internacionais, enquanto chefe de equipa de saúde responsável pelo apoio sanitário a destacamentos da Força Aérea e enquanto Force Protection Evaluator (TACEVAL Evaluator), na área da saúde, da OTAN. São exemplo de países onde exerceu as referidas atividades enquanto médica militar: República de São Tomé e Príncipe, Noruega, Lituânia, Afeganistão (por duas vezes), Espanha, Grécia, Turquia e Portugal. Como chefe da Repartição de Operações Sanitárias da Força Aérea foi responsável pela preparação do apoio sanitário a todos os destacamentos, exercícios, cerimónias e comemorações da responsabilidade da Força Aérea entre janeiro de 2006 e dezembro de 2014. Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, e o Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto Universitário Militar, nos anos letivos de 2003/2004 e 2016/2017, respetivamente. Esteve colocada no Serviço de Cirurgia do Hospital da Força Aérea (HFA) num total de 3,5 anos. Mesmo quando não colocada, colaborou em regime permanente com o mesmo serviço do HFA, colaboração que mantém com o Hospital das Forças Armadas desde a sua criação, em 2014.

Integra equipas de Cirurgia Geral no Serviço de Urgência Geral, Polivalente, do Hospital de São Francisco Xavier desde maio de 1994.

Exerceu e exerce cargos de Direção e Chefia:

- Chefe do Centro de Saúde da Base Aérea 5 entre julho de 2004 e janeiro de 2006;

- Chefe da Repartição de Operações Sanitárias, da Biblioteca Técnica de Saúde da Direção de Saúde e do Posto de Controlo Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entre janeiro de 2006 e dezembro de 2014;

- Diretora do Centro de Medicina Aeronáutica entre dezembro de 2014 a novembro de 2016;

- Subdiretora da Direção de Saúde da Força entre 31 de julho de 2017 e 22 de julho de 2018;

- Diretora do HFAR desde 23 de julho de 2018

Outros Eventos
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04