MARGARIDA FRANÇA

Oradora
Margarida França
Margarida França.jpg
Nota Curricular

Margarida França é Administradora Hospitalar exercendo atualmente as funções de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE.
É membro efetivo do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde, na qualidade de representante indicada pelo membro do Governo responsável pela área da saúde e do Conselho Consultivo do Plano Nacional de Saúde 2021-2030.

Assume desde 2015 a Direção do Programa de Pós-Graduação “Gestão na Saúde”, da Católica Porto Business School.

Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, Pós-Graduada em Administração Hospitalar pela ENSP-UNL e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Iniciou a carreira de administração hospitalar no SNS na Maternidade de Júlio Dinis, no Porto, no ano de 1989.  Entre outros cargos, foi Administradora Delegada do Hospital S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira; Diretora Adjunta e Diretora do Instituto da Qualidade em Saúde (IQS); Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, INEM, I.P.; Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos, EPE; Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada, EPE, Açores e Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE.

Autora de mais de cinquenta comunicações em congressos, nacionais e internacionais, e de inúmeros artigos e trabalhos sobre gestão de serviços de saúde, gestão da qualidade, acreditação em saúde e segurança do doente e docente em inúmeros cursos e mestrados nestas áreas.

Membro convidado do Accreditation Council e do Awards Panel do CHKS Healthcare Accreditation and Quality Unit (anterior King’s Fund-HQS), de 2007 a 2018.

Auditora da International Society for Quality in Health Care External Evaluation Association (ISQua).

Cofundadora e Presidente da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (SPQS), de 2010 a 2017.
Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, triénio 2013-2016 e 1.ª Secretária da Mesa da Assembleia Geral, triénio de 2016-2019.

Membro do Conselho Científico Multidisciplinar da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG).

Medalha de Serviços Distintos Grau “Ouro” do Ministério da Saúde atribuída pela Ministra da Saúde no ano de 2009.

Louvor público na qualidade de membro do Conselho para a Qualidade na Saúde, anos de 2010 a 2013, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, no ano de 2013.

Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04