MULHER - GUARDIÃ DA SAÚDE

Mulher - Guardiã da Saúde
21 de novembro de 2019, Hora: 09:30-11:30 Lisboa Sala Álvaro Militão do Edifício-sede da Polícia Judiciária
Workshop-MulherGuardiã da Saúde.png
Enquadramento

Desde tempos imemoriais a mulher tem desempenhado o papel de guardiã da saúde no seio da família. É a mulher quem assume a responsabilidade por uma gravidez saudável garantindo a saúde do nascituro. Tradicionalmente, é a mulher a principal cuidadora do bebé após o nascimento. Durante a infância e adolescência, é ela que habitualmente assume a responsabilidade pela saúde dos filhos, acompanhando-os quando estão doentes. Finalmente, é também muito comum vermos as mulheres como principais cuidadoras dos seus pais.

De acordo com a evidência publicada, as mulheres desempenham um papel fundamental na promoção da saúde da família, o que se torna muitas vezes desgastante do ponto de vista físico e psicológico, e que não é, infelizmente, devidamente reconhecido.

Hoje, é preciso ter em conta que a maioria das mulheres trabalham fora de casa e têm ambições profissionais iguais às dos seus parceiros. Por isso, é urgente discutir o papel da mulher enquanto guardiã da saúde no seio da família, adaptando-o às características da família actual e às legitimas aspirações profissionais da mulher do século XXI.

Programa


9h30 – Abertura (Andrea Lima)

9h40 – 10h00 – Keynote Speaker  Júlia Pinheiro (Apresentadora da SIC) (apresentação de 20 min) –(https://www.dn.pt/edicao-do-dia/24-out-2019/-a-sociedade-continua-a-esperar-da-mulher-mais-que-do-homem-em-actividades-familiares-isso-nao-vai-ser-alterado-por-decreto-11439078.html)

10h00 – 10h40 – Painel de comentadores: Teresa Sustelo (perspetiva administrador hospitalar); Isabel Trindade (Ordem Psicólogos – perspetiva psicológica); João Valente Nabais (perspetiva da Associação de doentes); Ana Marques da Silva (perspetiva cidadão), Teresa Craveiro (perspetiva do social).

10h40 – 11h20 – Workshop com participantes

11h20 – Conclusão e próximos passos (White Paper) Ema Paulino (Ordem dos Farmacêuticos).

Intervenientes
FOTO ANA 2018.jpg
Ana Marques da Silva
Comentadora
ema paulino.jpg
Ema Paulino
Oradora
Isabel-Trindade.jpg
Isabel Trindade
Comentadora
julia-pinheiro-programa-tarde-sic-2-990x556.jpg
Júlia Pinheiro
Keynote speaker
teresa craveiro.jpg
Teresa Craveiro
Comentadora
teresa sustelo.jpg
Teresa Sustelo
Comentadora

Condições e Inscrições

A inscrição é gratuita para os participantes inscritos na Conferência SNS no Feminino. Para os participantes que pretendam participar exclusivamente no Workshop, tem um custo de 15€. 

As inscrições realizam-se através do formulário disponível aqui


O pagamento da inscrição deverá ser efetuado dentro dos prazos apresentados na tabela acima, através de transferência bancária para a conta com os seguintes dados:

Nome: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar

IBAN: PT50 003602659910000378816

A inscrição só será validada após a confirmação do respetivo pagamento.  O comprovativo de pagamento deve ser enviado para geral@apdh.pt

O pagamento deverá ser efetuado exclusivamente em Euros. As despesas de transferência são da responsabilidade do participante. Por favor certifique-se que insere o seu nome aquando das transferências bancárias.

A participação nos workshops está limitada à lotação da sala.

Localização

Auditório do Edifício-sede da Polícia Judiciária
Rua Gomes Freire 1169-007 Lisboa

Como chegar ao Edifício-sede da Polícia Judiciária?
Poderá chegar facilmente ao Edifício-sede da Polícia Judiciária utilizando:
- Metro: Estação do Saldanha e/ou Picoas (linhas amarela e vermelha)
- Autocarros: 706, 712, 730, 753, 760, 774 (estes são os autocarros da Carris que param junto ao local do seminário).



Entidade Responsável:

Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06
Banner Jantar Debate_vs5.jpg
Jantar debate
em 2019-10-04