Membros

A IHF dispõe de cinco categorias para a classificação dos seus membros.

Estas são:

1.Qualquer instituição nacional de saúde ou associação, quer seja governamental ou não-governamental;

2.Outras organizações, associações ou instituições diretamente ligadas aos hospitais ou a qualquer outra área dos serviços de saúde;

3.Individuais interessados na área hospitalar ou em qualquer outra área dos serviços de saúde;

4.Empresas profissionais, comerciais ou industriais afetas à área hospitalar ou dos outros serviços da mesma área;

5.Membros Honorários, ou seja, as organizações ou pessoas individuais que foram eleitas pela Assembleia Geral que prestaram serviços especiais ou que se distinguiram nos hospitais ou em outros serviços da área da saúde.

Constitui um direito de todos os membros o uso da palavra durante as Assembleias Gerais. No entanto, apenas os membros 'A' é que têm o direito a votar e são eles que elegem o Conselho Governativo da IHF. O Conselho, por sua vez, elege das suas fileiras quatro membros que irão constituir o Comité Executivo, que será o responsável por dar continuidade aos assuntos da IHF entre cada reunião do Comité.

Como está descrito na área da Missão, Visão e Atividades, os membros têm acesso a todos os eventos, documentação e informação veiculada pela IHF, o que facilita a troca de conhecimento e experiências de liderança e gestão em organizações de saúde entre os membros da mesma. De forma a cativar novos membros, a IHF apoia a criação de novas associações nacionais hospitalares, de forma a assegurar o crescente envolvimento dos países nas atividades produzidas pela federação.