Media Training

A APDH, desde 2003, tem proporcionado aos seus associados, em nome individual e coletivo, a participação em formações como a do Media Training. Este projeto tem como principal objectivo dotar profissionais da área da saúde de ferramentas que possibilitem lidar com os jornalistas. A última edição teve lugar em 2009 e destinou-se a profissionais de Alta Direção ou de Quadros Superiores.

Edição de 2009

Sábado, 4 de Julho de 2009 | Cenjor, Lisboa | Das 9 às 18 horas, com pausa para almoço

Programa

SEJA UM BOM COMUNICADOR . Dicas para a sua comunicação . O que fazer e o que não fazer quando falar com os media . Visionamento de reportagens televisivas

A IMPRENSA ESCRITA GENERALISTA . As agências noticiosas, os jornais e as revistas . Géneros e estilos jornalísticos: notícia, reportagem, crónica e entrevista . Entrevistas adversas - como reagir . Como transmitir uma mensagem

A IMPRENSA ESCRITA ESPECIALIZADA . Dicas e factos . Convergências/divergências . Aspectos ético-legais

TELEVISÃO E RÁDIO . Formatação e controlo da mensagem em ambiente audiovisual . Exercícios "role-play" . Falar aos telespectadores . Declarações e comunicação em TV . Responder ao repórter . Entrevista em estúdioAnálise crítica das entrevistas

Destinatários: Alta Direção e Quadros Superiores

Formadores

Pedro Coelho dos Santos

  • Responsável pela Assessoria de Comunicação da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Professor convidado na Faculdade de Medicina de Lisboa. Licenciado em Ciências da Comunicação. Participou em diversos cursos de Protocolo e Organização de Programas Especiais, Técnicas de Comunicação em Público e Direcção e Liderança. Enquanto jornalista, trabalhou no jornal diário "Público", no jornal semanário "Euronotícias" e na revista semanal "FOCUS", sempre na área do jornalismo económico. No campo da assessoria de imprensa, foi Adjunto para a comunicação social da Ministra da Saúde do XIV Governo Constitucional e Director de Comunicação do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica.

Fernando Esteves

  • Editor da revista "Sábado". Licenciado em Ciências da Comunicação. Fez uma pós-graduação em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde frequentou o mestrado de Estudo dos Media e Jornalismo. Professor convidado na Escola Nacional de Saúde Pública e da Universidade Lusíada. Foi jornalista no suplemento de Saúde do "Correio da Manhã", chefe de redacção da revista "Medicina & Saúde", redactor no jornal semanário "Euronotícias" e editor no semanário "O Independente".

Miguel Múrias Mauritti

  • Director do jornal "Médico de Família". Foi chefe de redacção de diversas publicações, entre as quais "A Revista", "Manchete", "Interfarma" e "Jornal Hospitalar" - e editor da revista "Qualidade em Saúde", do Instituto da Qualidade da Saúde. Professor convidado em diversos cursos de Mestrado em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública. Pós-graduação em Comunicação em Saúde, da Faculdade de Medicina, da Universidade de Coimbra. Foi coordenador do núcleo de saúde do Sindicato dos Jornalistas, membro do Conselho Nacional da Droga e Toxicodependência, integrando também o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da Luta Contra a SIDA. Na área da qualidade, fez parte da Comissão Consultiva na SGS - ICS Internacional, empresa de certificação e auditoria da qualidade.

Jorge Correia

  • Editor de saúde da "RDP - Antena 1", onde foi também responsável pelo "Boletim Clínico", programa diário sobre saúde e medicina. Coordenou e apresentou o programa "Última Hora" na "TV Medicina". Prelector convidado na Escola Nacional de Saúde Pública. Foi professor convidado da Universidade Independente de Lisboa, onde leccionou a cadeira de "Atelier de Rádio" do curso de Ciências da Comunicação. Tem um curso de Formação Geral em Jornalismo do CENJOR - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas e actualmente frequenta a Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Aberta.

Edição de 2003

Programa

Marketing Social em Saúde

A Imprensa Escrita Generalista

A Imprensa Escrita Especialista

A Função da Comunicação Institutuinal na Empresa

Formadores

  • Paulo Kuteev-Moreira, Doutor em Marketing Social e Comunicação em Saúde pela Universidade de Manchester
  • Fernando Esteves, Jornal "O Independente"
  • Miguel Múrias Mauritti, editor do jornal especializado "Médico de Família"
  • Pedro Coelho dos Santos, ex-assessor da Ministra da Saúde e actual director de comunicação do INEM 
  • Jorge Correia, Antena 1
  • Adilia Godinho, RTP