Saúde-em-Rede

Um Think Tank é, na sua essência, um esforço coletivo de análise, reflexão e comunicação para o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidência.

O Think Tank Saúde-em-Rede dedica-se exclusivamente às políticas de Saúde e pretende afirmar-se como um ator do debate público nacional, assumindo um discurso aberto à reflexão plural e livre. Desta forma, pode-se contribuir para centros de partilha de conhecimento e difusão em Políticas de Saúde.

O Think Tank Saúde-em-Rede propõe-se:

  • Constituir uma rede pluridisciplinar de decisores e investigadores com uma experiência própria em áreas específicas da saúde;
  • Promover um entendimento realista das questões da saúde em Portugal, recorrendo às várias fontes de conhecimento e explicitando os valores predominantes na sociedade portuguesa no domínio da saúde;
  • Proporcionar um espaço de debate e comunicação sobre aspectos relevantes da saúde dos portugueses.

Este projeto, com a duração de três anos, dedicou a sua primeira ação à análise e reflexão sobre a realidade dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal. Esta incluiu uma sessão pública de apresentação dos resultados deste trabalho a 21 de Fevereiro de 2008, com a participação de especialistas nacionais e internacionais neste domínio.

No segundo ano do projeto, o tema foi Cuidados Hospitalares. A 18 de Março de 2009 conheceram-se os resultados do trabalho.

O terceiro ano dedicou a sua reflexão ao tema “O Cidadão e o Sistema de Saúde”. A sessão pública de divulgação dos resultados decorreu a 24 de Março de 2010, em Lisboa.

Em 2011, o tema foi “Impacto de 10 anos de política do medicamento em Portugal”, um estudo inédito de Pedro Pita Barros e a respectiva análise por um painel de peritos. A sessão pública de divulgação aconteceu no dia 4 de Maio de 2011, na Reitoria da Universidade Nova (Campus de Campolide).

 

Eventos

Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
Saude-em-rede.pdf119.18 KB