ADALBERTO CAMPOS FERNANDES

team member thumb
Adalberto Campos Fernandes
Vogal

Habilitações literárias e profissionais

Professor Associado convidado com doutoramento em Ciências Sociais, na especialidade de Administração da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Mestrado em Saúde Pública, especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA. Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Áreas de interesse - Políticas e Administração de Saúde, Inovação e Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, Análise Estratégica e de Tendências no setor da Saúde, Gestão da Mudança em Organizações de Saúde e Qualidade em Saúde.

Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).

Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, EPE tendo levado a cabo a respetiva transformação de entidade do Setor Público Administrativo em Entidade Pública Empresarial.

Em 2007 passou a exercer as funções de Presidente dos Conselhos de Administração do Hospital de Santa Maria, EPE e do Hospital Pulido Valente, EPE tendo sido responsável pelo processo de integração de ambas as entidades numa única Entidade Pública Empresarial que adotou a designação de Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE.

Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde.

Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde da CGD.

Integrou o Working Group 1 - Health Services and Public Health. The Gulbenkian Platform. Future for Health.

Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais.

Coordenador da área transversal “Governação” no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Coordenador do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016.