MARIA DE BELÉM ROSEIRA

team member thumb
Maria de Belém Roseira
Vogal

Atividade e Qualificações Académicas

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, Maria de Belém Roseira, enveredou por uma carreira profissional no âmbito dos Assuntos Sociais.

Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de quatro décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política.

Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas.

Neste âmbito foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo desenvolvido uma intensa intervenção que passou por ser proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade, a Lei da Procriação Medicamente Assistida, a Lei do Testamento Vital ou a Lei que permite a atribuição da nacionalidade portuguesa por naturalização aos descendentes de judeus sefarditas que provem laços de pertença a Portugal.

Foi, ainda, Presidente da Comissão de Inquérito sobre a situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios e sobre a supervisão bancária inerente.

Foi Deputada à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Foi Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde.

Desenvolve uma ação intensa no domínio do voluntariado, em órgãos de direção de várias instituições da área da Economia Social, tendo integrado o Comité Diretor da Associação Internacional das Mutualidades durante vários anos.

Foi Presidente do Partido Socialista.

Foi candidata à Presidência da República.

Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, é Presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades.

É membro de Júris nacionais e internacionais.

Tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, autora, prefaciadora e coautora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita.

É Conselheira das Antigas Ordens Militares.

Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.