Racionamento versus Racionalização em Saúde

Cadernos Saúde & Sociedade – Volume nº 7
Racionamento versus Racionalização em Saúde
Apresentação a cargo da Dra. Maria de Belém Roseira
Texto: Carlos Gamito | carlos.gamito@iol.pt
Fotografia: Diário de Bordo
Paginação e Grafismo: Marisa Cristino

A sessão de apresentação do 7º volume da colectânea Cadernos SAÚDE & SOCIEDADE, este subordinado ao tema Racionamento versus Racionalização em Saúde, decorreu no Grémio Literário de Lisboa, no pretérito dia 18 de Junho de 2013.

A cerimónia teve como figura central a Dra. Maria de Belém Roseira que, ante uma ampla plateia de ilustres individualidades do sector da saúde, tomou a palavra e, com o apoio de elucidativos diapositivos, dissertou sobre o actual estado em que está mergulhada a assistência na saúde em Portugal.

Sempre objectiva nas palavras, a Dra. Maria de Belém Roseira não poupou considerações e, ao longo da sua conferência, sublinhou que os portugueses mais carenciados a nível financeiro são confrontados com extremas dificuldades no acesso ao sistema de protecção social, chegando mesmo a afirmar que ou essas pessoas têm padrinhos ou então ficam sujeitas às preocupantes condições assistenciais hoje estabelecidas no País.

Por razões de ética institucional, convirá recordar que a Dra. Maria de Belém Roseira integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar – APDH.

Na perspectiva de oferecermos uma informação mais consolidada, publicamos aqui a documentativa apresentação feita pela Dra. Maria de Belém Roseira.

VER DIAPOSITIVOS

 

Terminada a conferência, foi aberto um espaço de debate moderado pelo Dr. Adalberto Campos Fernandes.

Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
Racionamento versus Racionalização em Saúde.pdf758.91 KB