HOPE

Apresentação

A HOPE, Federação Europeia dos Hospitais, é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 1966. Esta representa as associações de hospitais nacionais públicos ou privados e os próprios hospitais, sejam elas as federações das autoridades locais e regionais ou os serviços nacionais de saúde. Actualmente, o HOPE é composto por 32 organizações, das quais 26 são Estados-Membros da União Europeia, e a Suíça.

Programa de intercâmbio HOPE

Um dos objetivos primordiais da HOPE, a Federação Europeia dos Hospitais, é promover a troca de conhecimentos e experiências dentro da União Europeia, e, neste contexto europeu, promover a formação e a aplicação prática de conhecimentos a todos os profissionais da área da saúde. 

Estrutura

Em novembro de 2004 ficou definido, através da nova Constituição da HOPE, a nova organização, que consiste no Conselho de Diretores, que engloba o Conselho Consultivo e o Comité do Presidente, que por sua vez é composto pelos Grupos de Trabalho, o Gabinete Principal e os Funcionários de Ligação.

Membros

Definição:

A HOPE é uma organização constituída por Membros de Pleno Direito Membros Observadores e Membros Consultivos.
As organizações que podem passar a Membros de Pleno Direito, na eventualidade da sua aceitação por parte do Conselho de Directores, são:

História

2007 
Lançamento do novo site do HOPE-  20 de Junho.

2004 
Desde o dia 1 de Maio de 2004, os membros observadores Chipre, Hungria e Malta passaram a ser designados por membros de pleno direito. Após a Assembleia Plenária de 5 de Junho de 2004, Malta, República Checa, Estónia, Letónia, Lituânia e Eslovénia passaram a ser designados por membros de pleno direito a partir do dia 1 de Maio de 2004.

Objetivos

  • Agir como fonte de aconselhamento relativamente às questões hospitalares e de saúde para todas as instituições da União Europeia;
  • Criar e manter a informação relativa ao planeamento e operacionalidade dos serviços hospitalares e dos sistemas de saúde; aconselhar os membros em questões de aprovisionamento, organização e funcionalidade dos serviços hospitalares e dos sistemas de saúde;
  • Promover programas de intercâmbio e no espaço europeu e fora deste;
  • Manter o contacto com os profissionais de saúde da União Europeia;
  • Servir de elo de ligação e cooperar co

Missão

Aquando da sua criação em 1966, esta designava-se por Federação Europeia dos Hospitais. A partir de 1995, a federação adoptou a designação de organização não-governamental, escolhendo HOPE como acrónimo (Hospitals for EurOPE).

Missão

Conteúdo sindicado