Vantagens em ser sócio

Na qualidade de associado da APDH poderá usufruir de vantagens no acesso a:


- "Congresso Internacional dos Hospitais" - O Congresso Internacional dos Hospitais é um evento que se realiza de dois em dois anos e no qual se debatem os grandes temas da atualidade. Propõe a partilha de experiências e reflexões nacionais e internacionais, reunindo para o efeito contributos de peritos e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

- "APDH no Outono – Encontros e Conferências" - Esta iniciativa da APDH em parceria com a Direção-Geral de Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde, tem como objetivo distinguir e aprofundar algumas das temáticas consideradas importantes para os serviços de saúde e hospitais.

- "Conversas de Fim de Tarde" - Espaço informal de discussão e reflexão sobre matérias que interessam aos associados da APDH bem como a todos os profissionais de saúde que desempenham funções nas temáticas apresentadas.

- "Prémio de Boas Práticas em Saúde" - Este Prémio pretende, entre outros objetivos, distinguir projetos inovadores e/ou de qualidade no âmbito do Sistema de Saúde e distinguir os profissionais ou equipas de saúde dos setores público, privado e social e proporcionar maior divulgação das boas práticas em saúde, a nível nacional e internacional. 

- "Um Outro Olhar sobre o Hospital" - Jantar-debate, uma discussão à volta da mesa, em torno de temas que interessam aos hospitais e aos profissionais de saúde e, em que de uma forma informal, se trocam ideias e se enriquecem saberes num ambiente de convívio.

- Ações de Formação para alargamento de competências na área da saúde e para não profissionais da área. Entre os cursos encontram-se: APDH Saúde em Ação: A Política, a Saúde, a Crise; Segurança do Doente: da Qualidade e Segurança Clínica à Excelência Clínica; Contratualização nos Serviços de Saúde; Segurança do Medicamento; Enquadramento Jurídico da Segurança do Doente; Saúde Mental – Implementação de Respostas na Comunidade; Segurança do Doente na saúde mental; Curso prático de comunicação em contextos de resistência à mudança; Indicadores para a Segurança do Doente; Aplicar a RCA aos eventos notificados; Trigger tool para eventos adversos: uma ferramenta em equipa; Segurança do Doente nos cuidados de saúde primários; Conferências de Qualidade e Segurança do Doente, Contratualização nos Serviços de Saúde e Segurança do Doente na Saúde Mental.

- Participação em Atividades Internacionais no âmbito da Federação Internacional dos Hospitais (FIH) e da Federação Europeia dos Hospitais (HOPE)

- Programa de Intercâmbio HOPE - Direcionado para profissionais de saúde integrados em áreas clínicas, de gestão ou administrativas exercendo funções em hospitais, centros de saúde, cuidados continuados ou em outras instituições do Sistema de Saúde, o programa, que decorre anualmente, com a duração de quatro semanas, prevê a aquisição e partilha de conhecimento em equipas multidisciplinares, em hospitais e instituições de saúde europeias.

- Biblioteca da APDH - Títulos, sob a forma de manuais, revistas cientificas e artigos, nas temáticas que interessam aos profissionais de saúde em geral como: a prestação de cuidados de saúde em Portugal, políticas de saúde, financiamento e sustentabilidade.

- Publicações APDH - Escoval, A. (2008). Financiamento, Inovação e Sustentabilidade. Lisboa; Vários autores. (2007). O Futuro da Saúde em Portugal. Lisboa;  Escoval, A., Vaz, A. (2010). Financiamento e Classificação de Doentes: Grupos de diagnóstico homogéneos (GDH). Lisboa; Boas Práticas em saúde: Equidade, efectividade e eficiência. (2009); Vários autores (2012). Hospital. Lisboa.

- Eventos intermédios - Seminários, conferências e exposições de especialidade. Destacamos a Exposição de Fotografia "Hospital" - 3 de Novembro de 2012 a 2 de Fevereiro de 2013, no panóptico do Hospital Miguel Bombarda em Lisboa e a sessão pública "A Lei dos Compromissos e a Sustentabilidade do SNS", que se realizou no dia 14 de Janeiro de 2013, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Auditório A) e contou com 260 participantes.

- Possibilidade de colocação do logótipo da APDH no site da sua instituição como “Associado institucional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar – APDH”.