COVID 19 E A “NOVA (VELHA) ORDEM” DAS PRIORIDADES

  • Início
  • Artigos
  • COVID 19 E A “NOVA (VELHA) ORDEM” DAS PRIORIDADES
COVID 19 E A “NOVA (VELHA) ORDEM” DAS PRIORIDADES
em 2020-07-23 Ano: 2020
Crónicas de uma pandemia_VF.png
Autor(es)

Ana de Freitas

Vice-reitora para o Desenvolvimento Institucional na Universidade do Algarve


No meio deste turbilhão de ações e reações face à pandemia do COVID 19 foi possível constatar uma série de situações que nos devem fazer parar, ponderar e planificar, de forma a que no futuro estejamos melhor preparados para desafios semelhantes, ou até bem diferentes:

1. A importância de um sólido Sistema Nacional de Saúde, capaz de responder às necessidades de toda a população;

2. A importância das Instituições de Ensino Superior e de Investigação e Inovação, na resposta às necessidades emergentes de forma articulada com as instituições públicas e entidades privadas;

3. A importância da educação e do acesso a informação fiável para uma população responsável e coesa;

4. A necessidade de uma liderança de qualidade, a nível dos governos e das instituições, com capacidade de analisar a informação, identificar os desafios imediatos e os médio e longo prazo, com capacidade de articulação, planeamento e implementação das medidas tomadas, não esquecendo a monitorização do seu impacto e a melhoria contínua das mesmas, para uma maior eficiência e eficácia;

Em suma, saúde e educação são os aspetos fundamentais para o desenvolvimento de um país, assegurando simultaneamente a sua capacidade de superar adversidades e de resposta a uma realidade em mutação de forma cada vez mais acelerada. Também só lideranças fortes, integras e eficazes poderão auxiliar os países a recuperar dos efeitos desta pandemia e sair mais preparados para situações semelhantes ou até diferentes e imprevisíveis. 

Em síntese, para um desenvolvimento sustentável devemos sobretudo centrarmo-nos na saúde e bem-estar do indivíduo e da comunidade. Aqui chegados, recomendo vivamente a leitura do artigo “Reset Sustainaible Development Goals for a pandemic world”, publicado na revista Nature recentemente'. 

Faro, 16 de junho de 2020

'Disponível em https://www.nature.com/articles/d41586-020-01999-x