O PRESENTE E O FUTURO DA DIGITALIZAÇÃO NO SNS: LIÇÕES PÓS-COVID-19

  • Início
  • Eventos
  • O Presente e o Futuro da Digitalização no SNS: Lições pós-COVID-19
O Presente e o Futuro da Digitalização no SNS: Lições pós-COVID-19
18 de setembro de 2020 Evento online
Webinar Conversas em rede 18 setembro.png
Enquadramento

A APDH no âmbito da sua atividade deu início à organização do ciclo de Conversas em Rede em tempos de COVID-19, tornando-se importante organizar uma sessão sobre “O Presente e o Futuro da Digitalização no SNS: Lições pós-COVID-19”, que se realizou no dia 18 setembro, às 18.00, com o apoio da Takeda Farmacêuticos Portugal.

A história do mundo tem testemunhado várias crises financeiras, porém esta que atualmente vivenciamos, causada pela pandemia de COVID-19, tem uma diferença determinante - o isolamento social. O confinamento total ou parcial implementado a nível global para conter a propagação do vírus parou, sem exceção, praticamente todos os setores de atividade. No caso da saúde, esta realidade implicará, a médio longo prazo, um forte impacto na necessária reorganização das instituições de saúde retomarem a sua atividade assistencial, nomeadamente no que se refere às doenças crónicas.

Tal colocará um sério desafio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), criando a oportunidade de o mesmo se reinventar e apostar no investimento da tão desejada transformação digital e no desenvolvimento e consolidação dos sistemas de informação. Estes deverão contribuir para uma prestação de cuidados que garanta a separação de circuitos (por ex. dos doentes com doença crónica), o distanciamento social, o gestor de caso e um atendimento focado no utente, privilegiando a telemedicina, nas suas diferentes abordagens (teleconsulta, telemonitorização, correio eletrónico, contacto por
telefone etc.).
A par desta transformação, terão que ser desenvolvidos os mecanismos que permitam a necessária interoperabilidade entre os diferentes níveis de cuidados (hospitalares, primários, continuados e domiciliários) e, em simultâneo, promovam e garantam a necessária confiança para uma verdadeira adesão e envolvimento das instituições de saúde, dos seus profissionais e do cidadão.

Este evento pretende assim analisar, discutir e aprofundar, no atual contexto pandémico e considerando a indispensabilidade de novas formas de articulação, integração e disponibilização de informação necessária e suficiente para o acompanhamento do adequado percurso do doente, colocando também a tónica nos desafios que se colocam ao nível do investimento necessário para implementar a imprescindível e inevitável transformação digital no SNS.

Programa

Boas-vindas e Moderação
Ana Escoval, Vogal da Direção,APDH

Oradores
António Lourenço | Diretor, Área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, CHULC
José Luís Biscaia | Diretor Executivo, ACES Baixo Mondego
Rita Nortadas | Médica, Hospital Garcia de Orta
Armando Alcobia | Farmacêutico, Hospital Garcia de Orta
Bruno Trigo | Diretor, Sistemas de Informação, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde



Idioma do Webinar: Português

Intervenientes

Condições e Inscrições

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Mediante inscrição e participação neste webinar, será emitido um certificado de participação.

Apoios
4-takeda.png
Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06