COVID-19: PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

COVID-19: Prevenção e Tratamentos
10 de novembro de 2020 Evento online Plataforma Zoom
Webinar Conversas em rede 10 novembro.png
Enquadramento

A APDH no âmbito da sua atividade deu início à organização do ciclo de Conversas em Rede em tempos de COVID-19, parecendo fazer sentido nessa fase uma sessão sobre a “COVID-19: Prevenção e Tratamentos”, que se irá realizar no dia 10 de novembro, às 18:00, com o apoio da Gilead Sciences, Janssen Portugal e Pfizer Portugal.

O futuro próximo trará o outono e o inverno, a época da gripe normal e muitas certezas e incertezas sobre a evolução da pandemia COVID- 19 e da descoberta uma vacina ou antivírico eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia de Medicamentos, prevê-se que a vacina esteja disponível apenas em meados de 2021, atentando que é necessário respeitar os tempos para a sua aprovação e ter capacidade para escalar sua produção, assegurando uma distribuição a nível mundial. Atualmente, estão em desenvolvimento 176 vacinas, das quais 33 em fase de avaliação clínica, 8 estão na última fase de testes e, destas, 6 estão a ser negociadas ao nível da União Europeia.

Acresce que, é ainda pouco claro se o facto de contrairmos o vírus nos garante imunidade e por quanto tempo, bem como, se poderemos estar perante um cenário em que, na ausência de uma vacina ou tratamento, o coronavírus se torne num vírus endémico e permaneça na comunidade, como é o caso por ex. da gripe ou do sarampo.

A par destes cenários incertos, a indústria farmacêutica tem um papel crucial e enfrenta um grande desafio e uma oportunidade única de poder contribuir para a evolução de algumas áreas críticas, como os  ensaios clínicos e o acesso e processo de introdução demedicamentos inovadores, que indubitavelmente poderão contribuir para melhores resultados clínicos e maior qualidade de vida para os doentes. De acordo com dados do Infarmed (08/2020), nos primeiros 7 meses de 2020, foram concluídos os processos de 49 medicamentos inovadores. Destes, 36 tiveram aprovação para utilização e financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde.

Este evento pretende assim analisar e aprofundar, no atual contexto pandémico, o importante papel da indústria na prevenção e tratamento do vírus Covid-19, E ainda debater os atuais desafios que se colocam ao nível da regulamentação e do investimento necessário para o desenvolvimento e produção de vacinas ou terapêuticas em larga escala, bem como quais os tempos previstos para disponibilizar a nível mundial, uma vacina e/ou tratamento eficaz contra o COVID-19.

Programa

Boas-vindas e Moderação
Prof. Carlos Pereira Alves, Presidente da Direção da APDH

Oradores
Dr.ª Cláudia Delgado | Diretora médica, Gilead Sciences
Dr. Manuel Salavessa | Diretor médico, Janssen Portugal
Dr.ª Susana Castro Marques | Diretora médica, Pfizer Portugal


Idioma do Webinar: Português


Intervenientes

Condições e Inscrições

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Mediante inscrição e participação neste webinar, será emitido um certificado de participação.

Apoios
Base Gilead.png
Base Janssen.png
Base pfizer.png
Outros Eventos
WorkshopSinase.png
Startups Saúde Fest
em 2019-11-06