Comunicação de Risco de Emergência
Enquadramento
O surto pandémico SARS-CoV-2 assola o mundo vai para mais de um ano e mantém o padrão de incidência elevada e alterna, entre países e regiões continentais, não dando sinais de abrandar fora da efetividade das medidas de proteção individual e coletiva e de prescrições fortemente restritivas da liberdade pública, apesar mesmo do inédito advento científico da geração de imunidade por vacina.
A resposta a situações de crise de saúde pública assenta na rápida tradução da evidência científica de práticas e políticas informadas, complexa e a fresco, que não minimiza a incerteza, a infodemia e a competição entre os objetivos da saúde e da economia.
Apesar de todos os sistemas nacionais conhecerem a importância da comunicação de risco de emergência na vigilância e controlo epidemiológico do surto, de participação individual, de grupo e da sociedade, a mesma tem-se revelado de eficácia limitada.
A atual fase de desconfinamento em Portugal carateriza-se por uma implementação por etapas, de avanço ou retrocesso, concelho a concelho, baseada na incidência acumulada, desejavelmente baixa e moderada, a ser suportada pela comunicação de risco de emergência da COVID-19, de forma permanente.
A segunda edição do Webinar Conversas em Rede em Tempos de COVID-19 dedicado à comunicação em saúde debruça-se sobre a Comunicação de Risco de Emergência da COVID-19, no contexto da atual fase de desconfinamento, enquanto instrumento determinante para conquistar a confiança dos cidadãos e a máxima participação da população, a integrar a totalidade dos serviços do sistema de saúde, a promover a prática da estratégia da comunicação assente na monitorização e avaliação a serem disponibilizas aos media e às redes sociais.
Destinatários
Profissionais de saúde, administradores hospitalares, docentes e discentes de ciências da saúde e da comunicação, profissionais da indústria farmacêutica, Associações de Doentes, Ligas Contra Doenças e Cidadãos.
Sem limite de participantes.
Programa
Duração: 1h30
Boas-vindas - APDH
António Santos | Vogal da Direção APDH
Moderação
Diana Mendes | Chefe de Divisão de Comunicação e RP | Direção-Geral da Saúde
Breve Comentário ao tema a discutir e apresentação dos intervenientes e posterior seleção das questões mais interessantes colocadas no chat e gestão das respostas juntos dos oradores e dos representantes dos doentes.
Oradores
Paulo Gonçalves | Vice-Presidente da Direção, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Elsa Mateus | Presidente da Direção, Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas
José Ribeiro | Enfermeiro-Diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Apresentações
Intervenientes
Condições e Inscrições
A inscrição é gratuita. Mediante inscrição e participação neste webinar, será emitido um certificado de participação.
Apoios