DIÁLOGO ABERTO – O HOSPITAL

DIÁLOGO ABERTO – O HOSPITAL
2019-06-05 ENSP, Lisboa
Diálogo_Aberto_LOGOFINAL-01.png

Descrição

A APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e a FDC Consulting, em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública e a Takeda, vão reunir diferentes personalidades ligadas ao setor da Saúde para, em interação, discutirem os grandes temas ligados à vida hospitalar, no âmbito da iniciativa conjunta Diálogo Aberto | O Hospital, que culminará na publicação de um Livro em 2020.

A consolidação do foco da análise, em cada capítulo, será de acordo com as seguintes grandes temáticas:

1.       O financiamento dos hospitais do SNS
2.       Organização e gestão nos hospitais do SNS
3.       Acesso e integração de cuidados
4.       As profissões de Saúde nos hospitais do SNS

1.ª Sessão de focus group na qual foi discutido o primeiro tema “O financiamento dos hospitais do SNS”, realizou-se na ENSP no dia 5 de junho entre as 11:30-15:00.

Esta foi conduzida pelo especialista Professor Doutor Rui Santana e teve como peritos presentes: Professora Doutora Ana Escoval (que coordenou os trabalhos), Dra. Ana Sofia Ferreira, Dra. Joaquina Matos, Dr. Luís Porto Gomes, Dr. Miguel Pinho, Dra. Sandra Gaspar, Dr. António Nunes, Dra. Catarina Paulino, Prof. António Sousa Guerreiro, Dr. António Santos, Dra. Helena Coutinho, Dr. Marinho Rosa e Dra. Gisela Vieira.


2.ª Sessão “Diálogo Aberto – O Hospital: Organização e Gestão dos Hospitais do SNS”, Escola Nacional de Saúde Pública (17 de setembro 2019)

No dia 17 de setembro, realizou-se na Escola Nacional de Saúde Pública a 2.ª Sessão de Focus Group da Iniciativa “Diálogo Aberto – O Hospital”, dedicado à temática da “Organização e Gestão dos Hospitais do SNS”. Desta sessão resultará o segundo capítulo do livro que será posteriormente compilado, de um total de quatro.

A 2.ª sessão de trabalho foi conduzida pelo especialista António Nunes e contou com a participação dos seguintes peritos:
Ana Escoval (que coordenou os trabalhos), António Nabais, António Sousa Guerreiro, Ema Paulino, Filomena Santos, Gisela Videira, Helena Coutinho, Manuel Caldas de Almeida, Manuel Delgado, Margarida Filipe, Marinho Rosa, Miguel Lopes, Patrocínia Rocha, Rui Santana e Tânia Matos.
      
As sessões contaram ainda com a participação de Marina Caldas que moderou a discussão final, Ana Tito Lívio no papel de relatora e de Rita Santos no apoio logístico.