Transformação estrutural e organizacional

Descrição
A
experiência de articulação Interinstitucional entre o Departamento de
Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta e a Unidade de Cuidados na
Comunidade de Almada - ACES Almada/Seixal |
O
testemunho aqui explanado faz referência à experiência de implementação
de um projeto de parceria entre o Serviço de Psiquiatria do HGO e a UCC
de Almada. Projeto esse que teve um importante contributo para a
prática clínica, desencadeando a criação de novos procedimentos e
favorecendo à criação de pontes de comunicação e complementaridade entre
a prestação de cuidados hospitalares no âmbito da esfera de intervenção
da equipa de enfermagem do serviço de internamento, e a equipa de
enfermagem de cuidados continuados na comunidade. |
A Morte e o Luto em tempo de Pandemia – Proposta de intervenção do Grupo de Apoio ao Luto (GAL) dirigida aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) |
Objetivos: a) Desenvolver e implementar ações de formação, produzir material informativo, prestar apoio a nível de consultadoria e realizar reuniões formais e informais, no sentido de ajudar os profissionais na melhor forma de prestarem cuidados a doentes e famílias na doença grave, doença terminal, morte e luto, em situação de exceção.b) Dotar os profissionais de instrumentos úteis e com aplicabilidade na sua prática diária. c) Manter uma rede de suporte aos profissionais assente na estrutura do Grupo de Apoio ao Luto. |
Adaptação da Sala Situação Nacional do INEM face à Crise de Saúde Pública |
Objetivos: - Reorganizar a Sala de Situação Nacional para resposta a uma emergência de Saúde Publica;- Monitorizar a situação epidemiológica em Portugal; - Coordenar os meios específicos face à necessidade; - Promover a interação institucional com os demais intervenientes; - Desenvolver o seu papel institucional enquanto entidade integrante no dispositivo de Saúde Pública coordenado pela DGS. |
Ampliação do Serviço de Medicina Intensiva |
Objetivos: Atentos a esta situação, a ULSM iniciou a análise do aumento da sua capacidade de internamento em cuidados intensivos, e todas as necessidades associadas a este tipo de unidade, e a criação de unidades com pressão negativa de forma proteger os profissionais e evitar infeções cruzadas entre doentes. |
Cira Covid-19: adaptação de uma unidade de saúde familiar a novos desafios de acessibilidade aos cuidados de saúde |
Objetivos: - Responder às necessidades do contexto pandémico; |
Clínica APIC - Clinica Admissão Pré-Internamento Cirúrgico |
Objetivos: O modelo da Clínica APIC tem por objetivo centralizar a admissão de todos os doentes para cirurgia convencional programada, do departamento cirúrgico, num próprio e único espaço criado no piso 4 por proximidade ao bloco central. A Clínica APIC é projetada para tornar o processo de admissão e preparação dos doentes de cirurgia convencional mais ágil e eficiente, numa visão centrada no doente, contribuindo para uma redução de custos diretos e indiretos e promovendo uma maior humanização e satisfação dos doentes. |
CODU Virtual |
Objetivos: O Projeto CODU Virtual teve como objetivo concretizar o atendimento de chamadas de emergência médica em postos de teletrabalho nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. |
COVID-19: Experiência do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE |
Objetivos: O objetivo principal consiste em relatar a experiência dos profissionais de enfermagem do SMI, ao nível da gestão operacional. Como objetivos específicos, pretende-se: |
Experiência do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE na era da pandemia COVID-19 |
Objetivos: Foram colocados três importantes desafios ao SPC do CHMT: dar resposta no diagnóstico do SARS-CoV-2 para os utentes do Centro Hospitalar, para os utentes da área de influência do Médio Tejo e para utentes fora da área de influência do Médio Tejo. |
Gestão do Fluxo dos Doentes no Serviço de Consulta Externa do Hospital Prof. Fernando Fonseca EPE |
Objetivos: O objetivo principal do projeto consiste em retirar o doente do fluxo de marcação de consultas, análises e exames, de forma a minimizar o tempo, a aglomeração de utentes e acompanhantes e deslocação do doente no hospital. |
Impacto estrutural e humano da Pandemia COVID-19 na ULSAM |
Objetivos: Demonstrar as transformações estruturais e organizacionais, quer a nível físico, quer de recursos humanos, materiais e financeiros, no Serviço de Medicina de uma Unidade Local de Saúde. |
Melhoria dos Circuitos dos Doentes COVID e Não COVID no Serviço de Urgência de Adultos |
Objetivos: O objetivo do projeto foi melhorar os circuitos COVID e não COVID do Serviço de Urgência de adultos, eliminando cruzamentos entre os dois circuitos e a dispersão de circuitos. Propor a criação de estrutura diferenciada para os doentes suspeitos e portadores de Covid 19. |
Mudar o Mundo é Mudar a Forma de Nascer - O impacto da pandemia na forma de nascer no CHMT |
Objetivos: A transformação estrutural e organizacional da Maternidade do CHMT, em contexto de pandémico permitiu-nos definir como objetivos: |

O papel dos Cuidados Paliativos dentro do hospital durante a era COVID-19 |
Objetivos: Caracterizar os doentes com COVID-19 a quem foi solicitado apoio da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). Identificar as razões que motivaram o pedido de consultoria pela EIHSCP. |
Padrões de Qualidade nas Clínicas Virtuais – Consulta Virtual de Oftalmologia na era COVID-19 |
Objetivos: 1. Avaliar o impacto da Implementação de uma consulta virtual no tempo de espera dos doentes até ao primeiro contacto médico; |
Resiliência, Consciência e Responsabilidade – A USF Santiago durante a pandemia COVID-19 |
Objetivos: • Partilhar a experiência da USF Santiago de Leiria em resposta aos desafios impostos pela Pandemia COVID-19. • Fornecer um vislumbre da adaptabilidade e versatilidade da USF Santiago de Leiria face às medidas impostas durante a pandemia de maneira a manter um serviço de qualidade em prol da saúde dos seus utentes. • Promover o intercâmbio de ideias e experiências com outras unidades no sentido de melhorar o atendimento dos utentes. |
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Uma GATA chamada PAN DE MIA |
Objetivos: • Dar a conhecer a transformação estrutural e organizacional desta UCC desde o inicio da Pandemia; • Relatar formas de adaptação dos profissionais de saúde às mudanças e exigências; • Expor métodos criativos de manter follow up à COMUNIDADE, de forma a proporcionar a qualidade dos cuidados e segurança do utente. |
Uma linha de apoio como ferramenta no controlo intra-hospitalar da pandemia |
Objetivo principal: minimização do impacto da pandemia COVID-19 nos cuidados de saúde prestados pelo HFF. Objetivos Secundários: • Eliminação rápida de potenciais vias de transmissão intrahospitalar • Diagnóstico precoce e orientação dos profissionais de saúde com caso suspeito de COVID-19 Articulação com estruturas de saúde comunitárias (SP/CSP) • Constituição de fonte de informação fidedigna para os profissionais do HFF • Vigilância de riscos potenciais e implementação de medidas de boas práticas de controlo de infeção. |