TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DIGITAIS

Tecnologias de informação e digitais
2020-10-21
Bannerfacebook2.png

Descrição



Era COVID-19: Cuidar de perto…ao longe

Objetivos:

Refletir sobre o impacto que o uso das tecnologias teve no cuidado aos doentes seguidos pela Equipa Intra-Hospitalarde Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP).


MaGaLi, o Mapa de Gabinetes Livres da Consulta Externa

O grande objetivo da ferramenta MaGaLi (Mapa de Gabinetes Livres) é a identificação, de forma fácil e muito prática, quais os gabinetes médicos livres e ocupados na Consulta Externa, de modo a facilitar a gestão dos gabinetes, nomeadamente na alocação de novos recursos aos gabinetes livres. Este mapa permite não só melhorar a taxa de ocupação dos gabinetes médicos, como tornar mais ágil e eficiente a gestão de horários, profissionais médicos e gabinetes da Consulta Externa.


Nascer no CHTS - Preparação para o Parto e Parentalidade, à distância de um click

O objetivo deste projeto “Nascer no CHTS – Preparação para o Parto e Parentalidade, à distância de um click”, consiste na elaboração de uma plataforma online, onde todos os casais grávidos e particularmente os da área de influência do CHTS, possam encontrar informação diversa sobre gravidez, trabalho de parto, parto, puerpério e recém-nascido.

• Estabelecer relação de proximidade entre a equipa de enfermagem da sala de partos e a mulher/casal grávido;
• Promover a literacia em saúde em temas relacionados com a gravidez, trabalho de parto, parto, puerpério e recém-nascido;
• Disponibilizar informação considerada pertinente através de redes sociais;
• Esclarecer dúvidas sobre funcionamento do serviço em tempo de pandemia;
• Estabelecer meio de comunicação, e-mail, para esclarecimento de dúvidas;
• Criar espaço semanal online “live”, através da plataforma ZOOM, ZOOM profissional ou B-LEARNING para esclarecimento de dúvidas com um dos elementos colaboradores do projeto, da equipa de enfermagem do Bloco de Partos. Pretende-se que este projeto se realize até ao final do corrente ano, aliado a uma otimização de recursos e garantindo a qualidade do serviço prestado.


PORTAL PROXIMIDADE +

Objetivos:

1. Reagir e Responder
   1.1 Garantir a segurança de toda a comunidade hospitalar
   1.2 Assegurar o acesso e a continuidade dos tratamentos (Garantir o cumprimento da norma da DGS nº 009/2020: estabelecer parcerias e protocolos, promover o rastreio laboratorial em contexto de proximidade, reforçar a capacidade interna)
   1.3 Promover a comunicação com doentes e profissionais de saúde, criando uma sensação de segurança e de propósito comum
   1.4 Reforçar a humanização de cuidados

2. Recuperar

3. Reformular


Telemonitorização de doentes CoViD-19 em regime de Hospitalização Domiciliária

Como objetivos do projeto, delineámos:

  • Monitorizar de forma próxima doentes infetados com CoVid-19 com critérios de internamento hospitalar numa Unidade de Hospitalização Domiciliária;
  • Manter um ambiente seguro no lar do doente;
  • Diminuir o stress causado à família e ao doente;
  • Aumentar a proximidade doente-profissional em altura de isolamento social obrigatório; 
  • Desenvolver uma ferramenta de fácil utilização para monitorização de doentes em regime de Hospitalização Domiciliária; 
  • Auxiliar a transformação digital do SNS.