DIA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Dia do Serviço Nacional de Saúde
Geral 2021-09-15
SNS.jpg

Hoje, dia 15 de setembro, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar assinala o 42º aniversário sobre a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), um serviço fundamental para o cumprimento do direito constitucional à Saúde.


Criado ao abrigo da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, o SNS assegura o direito constitucional à proteção da saúde, de acesso universal e de âmbito geral, tendo contribuído, de forma decisiva, para os ganhos em saúde verificados em Portugal, desde a sua constituição.


De entre as diversas iniciativas comemorativas destaca-se a reunião “Perspetivar o Futuro”, que juntou  várias dezenas de dirigentes no auditório do Infarmed, incluindo a Ministra da Saúde Marta Temido.


A APDH recorda ainda o ato anual simbólico de rega da “Oliveira do SNS”, hoje, pelas 18h00, no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, por sugestão de um dos fundadores do SNS, António Arnaut cujo sonho de “construir uma sociedade mais livre, justa e solidária” perdura.


Este é, também, um momento de homenagem a todos os intervenientes na defesa do SNS, desde a sua constituição até à data presente, a que a APDH se associa.


A APDH aproveita ainda para recordar as palavras do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando das comemorações do 40º Aniversário do SNS:


O princípio e o fim do Serviço Nacional de Saúde são os portugueses.

Muitos Parabéns ao Nosso SNS

A Direção da APDH

Outras Notícias