ESTUDO INTERNACIONAL SOBRE A VIOLÊNCIA NA SAÚDE COM O CONTRIBUTO DA APDH

  • Início
  • Notícias
  • Estudo internacional sobre a violência na Saúde com o contributo da APDH
Estudo internacional sobre a violência na Saúde com o contributo da APDH
Geral 2022-07-28
Violência em Saúde.jpg

A Federação Internacional dos Hospitais (IHF) realizou, em 2021, um estudo internacional sobre a violência na Saúde, juntamente com a Associação Médica Mundial (WMA), o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (ICRC).

A APDH, enquanto Membro de Pleno direito da IHF, pediu a colaboração da Direção-Geral da Saúde (DGS), a qual se traduziu no contributo de Portugal, conduzido pelo Dr. André Biscaia, Coordenador do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, e pela sua equipa. 

O resultado deste trabalho é o relatório “VIOLENCE AGAINST HEALTH CARE: Current practices to prevent, reduce or mitigate violence against health care”, cujos resultados demonstram a persistência da violência contra os profissionais de saúde em todos os locais inquiridos, com uma maior frequência de incidentes após o início da pandemia por COVID-19.

Espera-se que as boas práticas apresentadas neste relatório estimulem a comunidade global de saúde a tomar medidas, para partilhar mais experiências positivas e defender estratégias significativas para proteger os profissionais de saúde e combater o flagelo da violência contra os cuidados de saúde.

O documento está disponível em: https://www.ihf-fih.org/download_doc_file.php?doc=e86a004c2d4dfe2341080e1f2bd8e3b2

Outras Notícias