Estudo internacional sobre a violência na Saúde com o contributo da APDH

A Federação Internacional dos Hospitais (IHF) realizou, em 2021, um estudo internacional sobre a violência na Saúde, juntamente com a Associação Médica Mundial (WMA), o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (ICRC).
A APDH, enquanto Membro de Pleno direito da IHF, pediu a colaboração da Direção-Geral da Saúde (DGS), a qual se traduziu no contributo de Portugal, conduzido pelo Dr. André Biscaia, Coordenador do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, e pela sua equipa.
O resultado deste trabalho é o relatório “VIOLENCE AGAINST HEALTH CARE: Current practices to prevent, reduce or mitigate violence against health care”, cujos resultados demonstram a persistência da violência contra os profissionais de saúde em todos os locais inquiridos, com uma maior frequência de incidentes após o início da pandemia por COVID-19.
Espera-se que as boas práticas apresentadas neste relatório estimulem a comunidade global de saúde a tomar medidas, para partilhar mais experiências positivas e defender estratégias significativas para proteger os profissionais de saúde e combater o flagelo da violência contra os cuidados de saúde.
O documento está disponível AQUI.