DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 2022

Dia Mundial da Saúde Mental 2022
Geral 2022-10-10
Dia da saúde Mental.png

A APDH associa-se às comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro de 2022), que assinala e pretende promover a proteção e melhoria da saúde mental e o combate à discriminação e ao estigma, que continuam a ser barreiras à inclusão social e ao acesso aos cuidados adequados, bem como conscientizar e sinalizar as intervenções preventivas de saúde mental mais efetivas.

A pandemia por COVID-19 criou uma crise global na saúde mental, exacerbando o stress a curto e longo prazo e fragilizando a saúde mental de milhões. Estima-se que, durante o primeiro ano da pandemia, os transtornos de ansiedade e depressivos aumentaram mais de 25%. Ao mesmo tempo, os serviços de saúde mental foram severamente interrompidos e o intervalo de tempo no acesso ao tratamento da doença mental aumentou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), conjuntamente com os seus parceiros, dedica a sua campanha neste dia sobre o tema “Making Mental Health & Well-Being for All a Global Priority”, conferindo-se uma oportunidade para, a uma só voz - as pessoas com doença mental, governos, empregadores e empregados e todos os stakeholders, - reconhecer os progressos nesta área e garantir que a Saúde Mental e o Bem-estar de todos deverão ser uma Prioridade Global.

Para saber mais sobre a campanha e eventos da OMS consulte: https://www.who.int/campaigns/world-mental-health-day/2022

Para aceder ao mais recente relatório da OMS “World mental health report: Transforming mental health for all”, publicado em 16 de junho de 2022. Consulte: World mental health report: Transforming mental health for all (who.int)

Outras Notícias