EDIÇÃO Nº38

Ver Revista
A importância de uma análise profunda sobre a Política de Emergência Médica está em destaque no Editorial, e as razões são evidentes. A direção da APDH recorda que “a implementação da emergência médica em Portugal seguiu de perto o desenvolvimento do SNS português (…)” e, acrescenta, “a justificar-se a necessidade de aperfeiçoamento funcional do INEM, enquanto entidade coordenadora do SIEM – Serviço Integrado de Emergência Médica, o país dispõe das melhores condições para o fazer.
2024-12-09
OHOSPITAL_38_low-1_page-0001.jpg
Análise

Nesta edição de O hospital apresentamos o estudo sobre a ferramenta de gestão Balanced Scored, considerada como um dos mais importantes contributos para a medição do desempenho, que permite o alinhamento das unidades de serviço e das equipas, com os objetivos estratégicos e as metas estabelecidas. O aspeto fundamental do BSC é a sua capacidade de alinhar o planeamento estratégico à execução, isto é, ao nível operacional, sendo que a ausência desta ligação, é uma das maiores causas do insucesso na implementação destes planos. A não perder!

Opinião

Sabia que a endoscopia ocupa um lugar de destaque no setor da Saúde, sendo o terceiro maior gerador de resíduos contaminados nas instituições de saúde? Neste artigo são apresentadas as possibilidades de se avançar numa outra direção: Rumo a uma endoscopia mais verde. Saiba como!

Entrevista

A Grande Entrevista juntou nesta edição de O Hospital os quatro elementos do Conselho Diretivo da ACSS e apresenta aos leitores as declarações dos responsáveis sobre os temas de saúde que se relacionam com o trabalho e a organização que estão a cargo desta entidade e que estão, sem dúvida, na ordem do dia. Eficiência, transparência e inovação, são pontos de maior relevância que a atual equipa da ACSS gostaria de implementar, de forma a conseguir fortalecer a gestão do Serviço Nacional de Saúde.